Pedro Almeida regressou à escola onde frequentou o segundo ciclo e ensino secundário, no pólo de Vale S. Cosme da Cooperativa de ensino Didáxis, uma escola que recebe cerca de 800 alunos do concelho de Famalicão.
O piloto participou no “Open Day”, iniciativa destinada aos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade, e que estão em fase de escolha da via de ensino a seguir no ensino secundário. Pedro Almeida, que na Didáxis frequentou o curso técnico de eletrónica e automação, explicou aos jovens as vantagens e os reflexos que a escolha feita tiveram no seu percurso profissional e desportivo. Com o curso de piloto de linha aérea Pedro Almeida diz que foi importante a formação técnica adquirida na Didáxis, um curso que o ajudou também nos ralis. “A componente técnica e formativa do curso permitiu-me perceber melhor toda a formação técnica que recebi mais tarde no curso de pilotagem de aviões. O contacto com o mercado de trabalho feito no estágio deu-me uma experiência e responsabilização que me foi muito relevante para os desafios que encontrei à frente”.
Pedro Almeida também falou da sua vertente desportiva e das vantagens que a formação académica lhe dá. “Primeiro permite-me compreender muita da eletrónica e funcionamento de sistemas do carro de ralis mas foi também aqui na Didáxis e no âmbito do curso que tive uma excelente experiência ao participar no concurso internacional ‘F1 in Schools’. A dinâmica do concurso ajudou-me imenso naquilo que acabou por ser o ingresso nos ralis e a na conceção de um projeto desportivo”.
Pedro Almeida incentivou os jovens a apostarem no seu percurso formativo, na aquisição de conhecimentos e a seguirem a vocação. “É verdade que somos ainda jovens mas é aqui que começamos a definir o futuro.”