Depois de terminada a época no Campeonato de Portugal de Ralis Pedro Almeida tem um novo desafio: o piloto vai participar nas 24horas TT de Fronteira, uma prova de de referência de todo-o-terreno mas também um ponto de encontro dos amantes dos desportos motorizados, nas suas diferentes vertentes. O convite para a participação de Pedro Almeida na corrida foi feito pela MMP Competition, equipa francesa que preparou o carro que o piloto de Famalicão vai partilhar com Nono Corvo, José Martins e Sérgio Vaz, num protótipo de todo-o-terreno bem diferente do Ford Fiesta R5 que está habituado a conduzir. «É uma experiência nova, um carro muito diferente do que estou habituado a conduzir e num tipo de condução também ele distinto do que fazemos no CPR mas um desafio que vai enriquecer-me como piloto de automóveis e que serve para afinar a minha condução em pisos de terra» diz Pedro Almeida.
Nesta aventura no Alentejo Pedro Almeida tem a companhia do famalicense e experiente Paulo Marques, também ele convidado da MMP Competition para as 24 horas TT de Fronteira. A mítica prova, que vai da 21ª Edição, é como que a festa de encerramento do calendário desportivo automobilístico nacional, com pilotos de diferentes modalidades, de todo o mundo, e que em Fronteira se juntam com um objetivo comum: diversão. «É um ambiente diferente das outras provas, com convívio entre a gente dos motores, uns que aqui celebram o fim do ano desportivo, outros com um forte espírito competitivo e a preparar o Dakar ou a nova época, mas sempre com muita camaradagem» começou por dizer Paulo Marques.
Pedro Almeida está no desafio para se divertir e fazer uma nova experiência de condução. «Estou numa fase de aprendizagem, vou aproveitar para experienciar o Todo-o-Terreno, testar a condução em pisos de terra e viver este ambiente que me dizem indescritível vivido ao longo de 24 horas» disse o piloto de Ralis. Paulo Marques está certo de que o jovem piloto vai dar adaptar-se bem à corrida. «É uma novidade mas quem vem uma vez quer sempre voltar». Por 14 vezes Paulo Marques participou no Rali Dakar, mas de Fronteira guarda também memórias únicas. «Em 2012, fazia 50 anos e vencemos a prova. Em 2004, ainda nos inicio destas aventuras, partilhei o carro com o Filipe Palmeiro e os famalicenses Paulo Ferreira e Miguel Veloso, dois grandes amigos que infelizmente já cá não estão, e terminamos no terceiro lugar». É este espírito de camaradagem que Paulo Marques quer transmitir a Pedro Almeida. Terminado o ano nos ralis o piloto pretende acima de tudo divertir-se. «Quem entra num carro de corridas, depois de agarrar o volante e pisar o acelerador só pensa em ser um bocadinho mais rápido que o piloto da frente mas aqui estamos sem a pressão dos resultado, imbuídos do espírito de aprender – testar a condução na terra – tendo em perspetiva a nova época e viver este espírito» disse Pedro Almeida.
Os dois pilotos vão conduzir diferentes carros da equipa francesa MMP Competition. «Vamos estar inseridos na mesma estrutura, a viver juntos esta prova. Eu costumo dizer no final “Que barrigada de pilotagem! Para o ano cá estou outra vez” e tenho a certeza que o Pedro vá sentir a mesma vontade de voltar a Fronteira e a esta festa do TT» rematou Paulo Marques.