Fafe e as regiões de Felgueiras, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e de Boticas, que nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês vão receber o Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, prova de abertura do Campeonato da Europa (FIA ERC) e do Campeonato de Portugal de Ralis, há muito fazem parte da elite mundial desta modalidade do desporto automóvel. Aliás, continuam a correr mundo, entre outras, as imagens das classificativas da Cabreira, de Vieira do Minho e de Fafe, com particular incidência do famoso salto da Pedra Sentada, na Lameirinha, porventura o mais conhecido do planeta dos ralis.

Pelo terceiro ano consecutivo, Fafe recebe o Europeu, depois da estreia em 2020, então com a designação de Rally Fafe Montelongo e em classificativas de asfalto. Nessa edição que marcou a entrada no calendário da segunda competição mais importante de ralis da FIA, o russo Alaxey Lukyanuk (Citroen C3 R5) colocou o seu nome no quadro de honra da prova no ano em que conquistou o seu segundo título europeu. Em 2021, já no formato atual, em pisos de terra, foi o “mundialista” norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally 2 Evo) a vencer numa época em que também ele se sagrou campeão.

Ainda antes de fazer parte do Europeu, o “Serras de Fafe” foi aproveitado pela equipa da Hyundai para preparar a prova portuguesa do Mundial em 2019 e 2020, sendo que no primeiro ano Dani Sordo venceu de forma categórica, enquanto na edição seguinte tanto ele como Ott Tanak competiram extra-rali, não entrando, por isso, na classificação.

Em 34 anos de história, Fernando Peres continua a ser “o rei de Fafe”, com seis vitórias absolutas nos ralis pontuáveis no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) – e soma mais quatro sucessos nas provas do Campeonato Norte de Ralis… –, deixando a uma larga distância Carlos Bica e Bruno Magalhães, ambos com três triunfos. Com dois sucessos nas classificativas de terra de Fafe surgem seis pilotos: José Miguel Leite Faria, Adruzilo Lopes, Miguel Campos, Pedro Meireles, Bernardo Sousa e Ricardo Moura.

Os últimos vencedores

2021 (ERC) – Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rallye 2)

2020 (ERC*) – Alexey Lukyanuk (Citroen C3 R5)

2020 (CPR) – Armindo Araújo (Skoda Fabia Rallye 2 Evo)

2019 (CPR) – Dani Sordo (Hyundai i20 R5)

2018 (CPR) – Ricardo Moura (Ford Fiesta R5)

2017 (CPR) – Pedro Meireles (Skoda Fabia R5)

 

(*) Rally Fafe Montelongo (asfalto)

 

UMA CIDADE COM O MUSEU DO RALI

A região de Fafe há muito que faz parte da história dos ralis mundiais e o seu nome é indissociável desta modalidade automobilística. A cidade adora o desporto automóvel e em 2021, por iniciativa do Clube Automóvel de Fafe, com o apoio da Câmara Municipal, foi inaugurado o Museu do Rali, o qual reúne um conjunto de carros verdadeiramente icónicos.

Agora, mesmo fora dos dias de ralis, os entusiastas têm motivos de interesse para reviver algumas das “máquinas” que já os fizeram vibrar nas classificativas da região e não só.

MUSEU DO RALI

Rua Guerra Junqueiro

Edifício Nun’Álvares

4820-263 Fafe

Tlf – 967 013 911

GPS: 41 27’13.55’’N

8 09’54.99’’0